Seguidores

17 de janeiro de 2017

13 Preciosidades sobre Natal/RN durante a 2ª Guerra Mundial.


Natal/RN na Segunda Guerra Mundial.
Nos idos de 1942, o Brasil entra na segunda guerra mundial e Natal, a capital do Rio Grande do Norte foi escolhida pelos americanos, por possuir uma posição geográfica privilegiada, facilitando os deslocamentos para os Continentes Africano e Europeu.
Getúlio Vargas (centro) e Roosevelt (à esquerda)
A cidade, durante este período sofreu enormes mudanças. Nesta época, a cidade tinha aproximadamente 90 km2 e 50 mil habitantes. Foi à cidade brasileira que sofreu mais impactos com a Guerra, devido ter abrigado a principal instalação da Força Aérea Norte-Americana e diversas unidades das Forças Armadas Brasileiras. Na época a cidade de Natal terminava perto do Aeroclube.
Cerca de 10.000 soldados americanos invadiram Natal, além de pessoas de outros estados e municípios do RN, mudando drasticamente a vida da cidade. Este contingente acarretou uma demanda de aumento na quantidade de serviços nas áreas de construção, infraestrutura (transportes, hotéis e pensões) e abastecimento.

1 de dezembro de 2016

Fotos Antigas do Rio de Janeiro

DÉCADA DE 6O PARA TRÁS.

Campo do Flamengo e a Lagoa

Bondinho do Pão de Açúcar - 1940

Viaduto de Madureira - Década de 60

30 de novembro de 2016

ABC F. C. - A volta ao mundo em mais de 100 dias

A Excursão.

No ano de 1973, após conquistar o tetracampeonato potiguar, para variar, em cima do rival América (4 x 2), o ABC F. C. partiu numa excursão, de 108 dias pela Europa, Ásia e África, se transformando no clube de futebol a permanecer maior tempo fora do Brasil, um feito que entrou para história do esporte nacional. Marca esta que colocou o time mais querido no Guiness Book, o livro dos recordes, como o clube que passou mais tempo fora do país. A equipe entrou em gramados da Europa, da Ásia e da África. Ao todo, foram 24 partidas, com sete vitórias, 12 empates e cinco derrotas, ficando invicto nas últimas 14 partidas.

Elenco do ABC posando para foto
em jogo em Kampala, na Uganda (Foto: João Telino)















A delegação alvinegra deixou Natal em 17 de agosto e retornou no dia 6 de dezembro do mesmo ano (112 dias com viagens aéreas e terrestres), foram 102 dias fora do Brasil - há quem aponte 104, 108 e até mesmo 112, totalizando as viagens de ida e volta. Os jogos foram realizados em nove países - Turquia, Grécia, Romênia, Iugoslávia, Tanzânia, Uganda, Somália e Etiópia.


Ir para o Topo
"
"